Turismo Atiende turismoatiende@sernatur.cl
As testemunhas do mundo: Geleiras do Chile e como encontrá-los

Por: Hernan Claro - 7 março, 2023

Geleiras do Chile

Um dos principais atrativos do nosso país é a variedade de paisagens que entrega, e no Chile Travel, queremos garantir que você considere essa uma das melhores opções que o turismo aventura tem para oferecer, as testemunhas do mundo: glaciais.

Descubra as incríveis geleiras do norte e centro do Chile

Geleiras Tapado, o mais setentrional do Chile. @glaciareschilenos

Chegar até a geleira Tapado, localizada na região de Coquimbo pode representar um verdadeiro desafio, entretanto, vale a pena conhecer este glacial mais ao norte do Chile, um fenômeno realmente único.

Sobre os 4.500 de altura acima do nível do mar, chegar a ele é uma tarefa árdua que requer experiencia em montanhismo, os equipamentos necessários e uma planificação apropriada, o melhor momento para fazer esta excursão é durante a primavera e o verão, acompanhados sempre de um guia profissional local.

Há somente 122,4 quilômetros da cidade de Santiago no setor de Cajón del Maipo, você encontra este verdadeiro monumento natural, o glacial El Morado, que mantém o fluxo dos rios em períodos de seca e protege os ecossistemas andinos.

Para visitá-lo, você deverá ir em direção ao povoado de Baños Morales, logo seguir 6 quilômetros sem entrar no povoado até chegar ao setor El Cabrero.

Seguindo o caminho pela esquerda, logo você poderá estacionar e começar a trilha de 2 horas e meia até chegar na área do glacial.

A melhor época para visitá-lo é entre a primavera e o verão devido as condições extremas que pode apresentar o inverno na altura.

O maravilhoso Glacial Vulcão Callaqui no Biobío

Uma vista do cume do Vulcão Callaqui. @matiasoviedo.a

Esta geleira na região de Biobío se localiza ao lado sul do vulcão de mesmo nome, ele está em processo de derretimento, então se quiser visitá-lo, é melhor ir agora do que nunca.

Para chegar, você deve ir em direção a ponte Malla, logo seguir pela esquerda até ver uma ponte de madeira e desde aí, se aproximar a trilha.

Para realizar esta rota ao vulcão é necessário estar equipado e considerar o clima, a trilha não é tão longa, porém exigente e requer preparação. Uma vez na cima, é importante manter distância das emanações de enxofre da cratera e a possível queda de rochas.

Além de desfrutar da vista do vulcão no caminho, também é possível ver, do cume, vulcões como o Copahue, Sierra Velluda e Lonquimay.

Paisagens incríveis nas geleiras do princípio do sul do Chile

Geleira Sollipulli rodeada de crateras. @miltonspuler.photo

Para chegar a esta maravilha da natureza, o glacial Sollipulli, você deverá seguir pela rodovia S-61 desde/até Melipeuco, a partir daí, a travessia continua em estrada de chão. O caminho deve continuar em direção a lagoa Icalma e posteriormente, até a Reserva Nacional Villarrica, onde começa o ascenso.

Depois de notificar aos guardas-florestais, você poderá começar uma trilha repleta de coigüe e araucárias, já ganhando os primeiros metros de altura. Logo a viagem continua por um terreno vulcânico durante um par de horas até chegar ao grande glacial e as diversas crateras do Sollipulli, uma paisagem que você se lembrará com certeza.

As impactantes geleiras no final do mundo

O Glacial O’higgins se estende sob o céu da Patagonia. @region_de_aysen_chile

Também conhecido como Ventisquero Grande, o Glacial O’higgins é uma das quatro maiores geleiras da Patagonia com uma superfície de 820 km2 e paredes enormes que podem chegar aos 80 metros de altura.

A melhor época para conhecê-lo é entre setembro e abril, embarcando desde a Baía Bahamondes que fica ao final da Carretera Austral.

Outra das belezas é o glacial Queulat, para observá-lo, você deve dirigir-se ao parque nacional de mesmo nome, desde Puerto Montt ou Balmaceda até a entrada do parque pela Carretera Austral.

Uma vez já no parque, dirija-se a trilha Mirador del Ventisquero, um caminho de 2 horas ida e volta, com uma dificuldade média. O caminho conta com uma passarela da qual você verá um dos espetáculos mais lindos que a natureza tem para oferecer.

No Parque Nacional San Rafael você encontra este enorme manto de gelo que leva o mesmo nome do parque, estendido por 20 quilômetros de largura sobre a lagoa e possui mais de 30 mil anos de antiguidade.

Para visitar esse gigante de gelo, desde Coyhaique você deverá dirigir-se a Puerto Chacabuco por 78 quilômetros seguindo a rota 240, desde aí, você poderá contratar um serviço de embarcação dirigida até a lagoa San Rafael.

Apesar do seu declínio observável, o glacial Balmaceda, descansado sobre o monte que leva seu mesmo nome, ainda oferece uma vista espetacular. Rodeado de floresta nativa que descende até a maior reserva de água doce do mundo, este é um destino que não se perde quando se trata de visitar geleiras no Chile.

Para chegar a este gigante de gelo localizado no Parque Nacional Bernardo O’higgins, você deverá subir a uma embarcação desde Puerto Natales por um valor que ronda os $85.000 pesos chilenos por pessoa, custo variável dependendo da temporada do ano que você decida realizar esta viagem..

Um bônus, porque sempre tem lindas geleiras que visitar no Chile

O Glacial Grey ante a lagoa que leva seu nome. @felipe_bennington

Se você se encontra no Parque Torres del Paine, então provavelmente já sabe que tem, perante você, a possibilidade de ver este maciço de água cristalizada.

Em um percurso de 4 horas, você pode embarcar desde o Hotel Lago Grey ao interior do parque para ver a geleira desde o barco, te recomendamos levar bastante abrigo e um lanchinho para desfrutar durante esta viagem.

Se gostou deste artigo, partilhe-o

Artigos que lhe possam interessar